sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

ÁGUA: ESSE LÍQUIDO PRECIOSO


De umas semanas para cá, temos assistido um espectáculo desagradavel proporcionado pela água fornecida pelo FIPAG (Fundo de Investimento e Patrocínio de Abastecimento de Água), água esta que tem jorrado nas torneiras da cidade da Beira. Temos sido brindados por uma água que tende para a cor castanha, cheirando e sabendo a algo que prefiro não mencionar. E se deixamos essa água por dois dias num recepiente sem a agitar, será possível ver no fundo do recepiente uma camada de impurezas que nem queiram imaginar.

Hoje (16 de Janeiro de 2009), o jornal Diário de Moçambique publicou uma notícia dando conta do fenómeno. Não farei copy and past da notícia no seu todo mas apenas da primeira parte uma vez que ela é muito repetitiva. Ai vai:


"ÁGUA SAI TURVA DAS TORNEIRAS NA BEIRA
FIpag-Beira e Saúde garantem que o líquido é potável e próprio para o consumo humano

A água fornecida pelo Fundo de Investimento e Patrocínio de Abastecimento de Àgua (FIPAG) sai turva das torneiras na cidade da Beira, facto que tem causado desconfiança, receio de que não seja potável e, por isso, imprópria para o consumo humano.
Este facto está a verificar-se nos últimos dias nesta cidade, mads fontes do FIPAG-Beira e da Saúde em Sofala garantem ao Diário de Moçambique que continua a ser um abastecimento de líquido potável par o consumo humano.
De acordo com José Duarte, director de FIPAG-Beira, empresa responsável pela distribuição do precioso líquido nesta região do país, nas épocas chuvosas é típico a água ter uma cor com um nível de turvação superior, mas ela não deixa de ser potável e própria para o consumo humano.
"Ao longo do processo de tratamento desinfectamos todo o micro-organismo e trabalhamos com a cor, mas a medida que o tempo vai passando vamos fazendo o melhoramento da cor. E a nossa preocupação, já que estamos na época chuvosa, é ver quais são as quantidades de químicos com vista a melhorar cada vez mais a cor da água" - acrescentou.
Duarte reiterou não haver problemas com o consumo da água fornecida pela empresa que dirige porque ela é potável e a coloração turva não produz efeitos nocivos para a saúde das pessoas.
Sublinhou que para além dos testes laboratoriais a que o precioso líquido é submetido através da sua empresa, também o Centro de Higiene Ambiental e Exames Médicos (CHAEM), uma instituição ligada ao Ministério da Saúde, examina a potabilidade da água e emite aval para que seja consumida.
Também o CRA, organismo regulador do abastecimento de água, entra na monitoria da qualidade do líquido precioso..."


Quando eu era mais novinho (atenção que não estou dizendo que já estou "kota") aprendi no ensino secundário na disciplina de Química que a água quando quimicamente pura deve ser incolor(sem cor), inodora (sem odor) e insipida (sem sabor).
É claro que a água que consumimos no dia -a-dia (a água doméstica) não é a quimicamente pura, mas acredito que sempre procuramos consumir água sem sabor e muito menos sem odor e cor. E não é porque a água é desinfectada que devemos menosprezar detalhes tão importantes como os da cor, cheiro e sabor.

Estou imaginando um cenário em que um de vocês (leitores), ou melhor, um dos administradores, directores, ou gestores do FIPAG venha a minha casa fazer uma visita num dia de muito calor (como este que temos sentido cá na Beira nos últimos dias) e pede uma água para refrescar a garganta. Eu sirvo uma água meio esverdeada ou acastanhada, com sabor e cheiro daquilo que preferi não não comentar acima. Por mais que "haja certeza na água" (onde já ouvi uma frase igual?) e eu vos tranquilize garantindo que a água é tratada e desinfectada, duvido que beberão a água com o prazer que esperavam, e isso se beberem tal água.

Podia até aceitar pacificamente o cenário que estamos vivendo na Beira nestes dias, se estivessemos em situação de água não canalizada mas tirada por nós directamente do poço, lagoa ou rio. Não que água nessas condições seja agradável, mas seria compreensível dado o processo de captação e tratamento. E acredito que grande parte da população moçambicana e não só, consome diariamente água obtida nessas condições.
Mas no nosso caso, estamos perante um processo de água canalizada que passa (atendendo a situação actual não sei se passa mesmo) por especialistas! E grave torna-se quando já é sabido de antemão pelos que cuidam da nossa água, que todos anos quando chove o cenário é o mesmo.
Alguma coisa já devia ser feita para que todos anos não seja a mesma coisa.
Sera que nas instalações de tratamento de água pelo mundo fora acontece o mesmo sempre que chove? Ou vamos entrar com a mesma desculpa: "não há dinheiro para fazer mais que isso".
Espanto me ainda quando dizem que " a cor é uma coisa e a potabilidade é outra." Ca por mim, água potável é aquela que esta em condições de ser consumida. E o facto de consumirmos a água que nos é disponibilizada não significa necessariamente que ela seja potável. Pode significar que não temos escolha

Querem saber mais? Se sempre que chover estarmos sujeitos ou melhor, condicionados a essa água, vou pensar seriamente em amarrar uma cauda de hipopotamo para amarrar a chuva e não ter mais água turva.


Estou de olho....

Sem comentários: