sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

É PROIBIDO FAZER PLAYBACK


Esta é uma daquelas notícias que não precisam de muitos comentários e nem de ser “esquartejada” para percebermos. Decidi posta-lá não porque não concordo com ela. Pelo contrário, porque apoio em género, número e grau. Quando a li, pensei logo: “estamos precisando em Moçambique de acções como esta”. Não é uma notícia de ultima hora. Li-a no jornal notícias de 15 de Janeiro de 2009 mas refere-se a algo de Novembro de 2008. mas o conteúdo da noticia é actual e acredito que será por muito tempo.
Mas é melhor fazer o copy and past da notícia para perceberem de que estou falando. Prestem atenção nas palavras destacadas (por mim):


“China: Proibido “playback” em shows televisivos

O governo da China proibiu o uso de “playback” nas apresentações públicas de cantores. A técnica é muito utilizada no país e consiste em tocar músicas pré-gravadas durante uma apresentação, enquanto os artistas e músicos fingem que estão a tocar os instrumentos e a cantar.A directriz do Partido Comunista foi emitida em meados de Novembro, mas agora, com a chegada das celebrações de fim de ano, as autoridades reforçaram a proibição, em particular na industria do entertenimento.
Nesta quinta-feira, a imprensa local publicou uma reportagem revelando que inspectores do departamento que supervisiona a programação televisiva no país estão aumentando o controle sobre produtores de shows de TV para coibir a prática.
De acordo com as autoridades chinesas os artistas que se apresentam em shows televisivos precisam ser “cantores de verdade” e que as letras das músicas têm que ter um “conteúdo saudável”.
Segundo o governo, “usar canções e músicas pré-gravadas para substituir o cantor ao vivo é “enganar a audiência” e quem for encontrado será “punido”.
Uma nota divulgada pelo ministério da cultura anteriormente alerta que os artistas que forem encontrados a desrespeitar esta ordem terá a sua licença profissional suspensa.

In Jornal Notícias, 15 de Janeiro de 2009


Aposto que estão pensando o mesmo que pensei quando terminei de ler a notícia: “Estamos precisando desse tipo de medidas”
Recomendo vivamente as nossas autoridades (moçambicanas) que estão directamente ligadas a industria do showbiz e entertenimento para seguirem pelo mesmo caminho. Gostamos tanto de imitar o que vem de fora. Temos aqui a oportunidade de imitar algo “saudável” e positivo. E seria um passo bem grande para uma vassourada e selecção no nosso entertenimento porque temos muitos que fingem que estão cantando enganando a audiência. E os nossos fingem não só em televisão mas também nos espectáculos. Estes não são cantores de verdade, alias, nem cantores são. Que tal chamarmos de actores?
Esta mais que na hora de intervir nesta questão.

Estou de olho…

Sem comentários: