sábado, 7 de fevereiro de 2009

Os Travadores de Chuva


Por estas alturas(meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro), em que é suposto chover muito (porque o clima assim determina), verificamos um fenómeno interessante sempre que a chuva que devia cair, não cai. Aparecem os "travadores de chuva".

Quem são os travadores de chuva? São aqueles acusados de serem os responsáveis por não chover. São os acusados de "amarrar" a cchuva no céu. E normalmente as vítimas acusadas de travar ou amarrar a chuva têm sido: os pescadores porque supostamente a chuva impediria de fazer o peixe secar logo há que fazer não chover; os vendedores dos mercados informais porque supostamente com chuva a circulação no mercado torna-se difícil o que é mau para o negócio (sem compradores nada se vende); os idosos que são acusados pelas velha razão (o mito criado em África, que os idosos são feitiçeiros); e os chinese. Isso mesmo, os chineses. É que na cidade da Beira temos assistido uma avalanche de construções feitas por chineses e muitas vezes os terrenos onde são edificados certas infra estruturas tem sido pantanosos e sempre que chove fica tudo alagado o que dificulta o processo de construção Um verdadeiro pântano. Dai serem os chineses também incorporados na lista dos travadores de chuva.

Fenómeno interessante este. Ninguém quer estuda-lo?

Estou de olho........

3 comentários:

Patricio Langa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patricio Langa disse...

Oi. Elton.
É bom saber que estás de volta a blogosfera. Notei isso faz algum tempo , mas só agora posso comentar aqui. Este assunto dá mesmo pano para manga. Bom, ainda não percebi o que o torna interessante como já anunciaste. É por ir contra todos os principios da razão que nos habituamos usar para interpretar a queda de chuvas? O que faz esse assunto interessante? Acho bom o desafio que lanças para que alguém estude o fenómeno. Por onde começar? Como é que formulari(as)amos o problema? Porque é que o problema é problema? Ou melhor, qual seria a natureza do problema? Não! Melhor, o que constitui problema? A im-possibilidade de - na “nossa” lógica - se poder prender a chuva? Já estou a adiantar? Que tal dares um pontapé de saída?
Abraço

Elton B disse...

É isso ai Patrício. E entramos na velha questão das crenças, mitos e ideologias (no sentido parsoniano). Com o teu comentário fiquei a pensar no posicionamento do investigador quando pretende fazer um estudo. Em termos muito simples, ao tentarmos combater o etnocentrismo, caimos no etnocentrismo. Um circulo vicioso