quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

2007: balanço positivo


O Secretário-geral da Frelimo (ou do governo? Uma vez que os discursos confundem-nos tanto que ficamos sem saber onde exactamente termina o partido e começa o governo), Filipe Paúnde disse muito recentemente que “o ano 2007 foi excelente para os moçambicanos”. E as justificativas para esta afirmação podem ser lidas aqui (e aconselho a lerem a notícia antes de prosseguirem).
Depois de ler a notícia me perguntei se eu ando muito distraído ou se estou a viver no mesmo país em que certa camada de políticos vive?

Não discuto se o ano de 2007 foi ou não excelente para os moçambicanos. Apesar de ser discutível. O que questiono são as razões/indicadores apresentados para justificar que 2007 foi um “ano bom”. Vejamos:

O ano 2007 foi “excelente” para os moçambicanos porque:
1. “O partido Frelimo aumentou seus membros”Mas em que medida e até que ponto o aumento do número de membros do partido Frelimo constitui indicador explicativo e determinante para o bem estar dos moçambicanos?

2. “O recenseamento eleitoral foi positivo”Pois, tão positivo que teve que ser prolongado até Março d 2008. Se as percentagens do recenseamento eleitoral determinam de facto o bem estar dos moçambicanos, as até agora registadas não me parecem muito famosas, logo, não sei como se pode concluir a partir delas que o ano de 2007 foi excelente.

3. “Construção de novas infra-estruturas”Faltou especificar que tipo de infra-estruturas (será que foi falha ou opção da redacção?). Que grandes infra-estruturas foram construídas em 2007? O famoso “mega” centro comercial? Contribuiu tanto para que o ano 2007 fosse classificado como excelente, que uma certa individualidade portuguesa numa visita ao centro comercial empolgou-se e acabou afirmando que “em Moçambique não há fome”. Será que o poder de compra dos moçambicanos melhorou tanto que o centro comercial constituirá uma opção como lugar para compras?
Se de infra-estruturas não se refere ao centro comercial, qual seria outra infra-estrutura de preferência que o povo beneficie directamente? Como mega escolas, mega hospitais, mega etc?

4. “Melhoria do atendimento nas instituições públicas, principalmente hospitais”
Que os altos dirigentes se disfarcem de pacatos cidadãos e visitem notários, hospitais e outras repartições públicas e depois voltaremos a conversar sobre este ponto para percebermos se é um indicador válido para analisar se o ano 2007 foi de facto bom.

E em relação aos momentos maus de 2007!?
São tantos, e alguns foram identificados pelo Secretário-geral da Felimo (ou do governo?). faltou estar também referenciado o que se aprendeu com estes maus momentos e que medidas concretas de precaução foram ou estão sendo tomadas para que o governo (ou será partido?) não seja de novo apanhado “de calças curtas”.

Estou de olho.....

1 comentário:

Bayano Valy disse...

vigilante mesmo. boa cena. é que ultimamente não tenho lido muito do que sai no notícias - já estou a ficar farto das "verdades da mentira"