quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Simplesmente horrível: informação ou desinformação?

Esta é uma daquelas notícias que apetece dizer sem comentários. Mas tecerei alguns mais abaixo. Leiam primeiro a noticia abaixo e se quiserem ler da fonte original podem fazer aqui.

Cidadãos desconhecem objectivos da Assembleias Provinciais
(08/10/2007)
Há escassos meses para a realização das primeiras eleições para as Assembleias Provinciais e há duas semanas após o início do recenseamento eleitoral, prevalece, entre os cidadãos da cidade de Maputo, um défice de informação sobre os objectivos deste escrutínio.

Numa ronda feita pela nossa equipa de reportagem, este domingo, constatámos que poucos são os cidadãos que têm conhecimento dos objectivos das Assembleias Provinciais, ou seja, de quem será eleito e do que irão fazer essas assembleias e que mudanças política, económica e social irão trazer para o país.

Dos quatro cidadãos interpelados no acto do recenseamento eleitoral apenas um foi ao encontro dos objectivos preconizados por estas eleições ao afirmar “que visa descentralizar o poder às províncias de forma que possam, por si, decidir sobre o seu destino”.

Por seu turno, outros dois, especificamente o segundo e o terceiro entrevistado, disseram que as eleições provinciais visam à escolha do Chefe do Estado e os presidentes dos conselhos municipais, sendo que o quarto disse desconhecer o sentido do pleito, marcado para 16 de Janeiro próximo.

Face a esta falta de informação generalizada, o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral disse estar a desenvolver campanhas de sensibilização por meio de panfletos e boletins de informação.



É um excelente exemplo de um mau serviço jornalistico. Não precisamos dar muitas voltas para perceber isso.
Como pode o jornalista afirmar que os cidadãos da cidade de Maputo tem um défice de informação sobre objectivos das assembleias provinciais, partindo de uma amostra de quatro cidadãos? Éste número é representativo dos citadinos da cidade de Maputo? Ou a qualidade da amostra? Isto é, talvez tenha interpelado cidadãos que por alguma razão (Poder económico? Religioso? Político? Tudo junto?) são representativos dos citadinos de Maputo? E onde foram interpelados? No mesmo posto de recenseamento ou em locais diferentes?
Como podem estes quatro cidadãos constituir um número suficiente para generalizar?
É com estes jornalistas que contamos para levar informação à nossas casas? E aquele cidadão que por diversas razões não tem capacidades de questionar a informação que consome?


De olho...

3 comentários:

Reflectindo disse...

Excelentes perguntas.

Maquiti disse...

Como disse um amigo meu, a SOICO é provocadora, só provocam.

Tambem estou de olho!

Eugénio Chimbutane disse...

Não vejo provocação por parte da SOICO. Será que quando vão inquirir escolhem exatamente os menos informados? Creio que não. As pessoas não só não conhecem os objectivos das Ass provinciais, como não conhecem os significados das nossas datas históricas, não sabem cantar o hino nacional, etc. Será que as pessoas são tão esquecidas assim? Não. Como disse o Carlos Serra, a memória é selectivamente esquecida. Os assuntos do país estão a perder interesse. Falamos,gritamos, reclamamos, nada acontece. O país vai indo de mau a pior... Acho que as pessoas estão perder o orgulho de serem moçambicanos.... E vamos ver quantas pessoas irão às urnas....