quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Entre inquéritos e demissões

Segundo constatações preliminares da inspecção do trabalho de Sofala, o desabamento há dias do silo de cimento para a produção de betão armado para a construção em curso da ponte sobre o rio Zambeze, ligando Caia e Chimuara, deveu-se ao facto de a estrutura de base não ter suportado um peso de 150 toneladas de cimento que estava sendo processado. Como resultado morreram dois operários, além de danos materiais.
O director provincial de Trabalho em Sofala afirmou que “ficamos com a impressão de que os tubos são ocos, por isso, não suportaram o peso das 150 toneladas de cimento, contrariamente aos que apoiam os outros três silos existentes no local e achamos que a entidade patronal devia estar atenta a esse aspecto.”O director provincial de Trabalho disse ainda que o seu sector aguarda pelos resultados de equipa especializada na matéria (Obras Públicas e Habitação), que trabalha para determinar as vredadeiras causas que originaram o desabamento do silo.

Eu pergunto: o que acontecerá depois de apresentados os resultados pela equipa especializda? Alguem será responsabilizado por isso? Alguem pagará por isso? E se não se encontrarem os responsáveis? Alguém se vai demitir?
Ou ficará como sempre: “foi um acidente e acidentes acontecem.” E mais uma vez a culpa morrerá solteira?

Enquanto isso, não muito distante alguém foi exemplar. Lucas Renço, administrador do distrito de Caia pediu cessão de funções ao governador provincial de Sofala. Certos circulos locais associam o facto a uma disputa de regulado mal gerida. em Caia, os régulos Sacatucua e Gumançanze têm estado em conflito, reclamando cada um o direito de exerce autoridade na mesma região, chegando a resultar em violência física.
Só espero que a disciplina partidária não seja para aqui chamada. É que o homem e correr ainda riscos de levar um grande puxão de orelhas pela iniciativa de bater com a porta. Ou a demissão está associada a febres de demissões que anda ai pelos distritos e que tem atacado administradores e secretários permanentes?

Estou de olhos nos próximos capítulos

Sem comentários: