segunda-feira, 17 de setembro de 2007

O perigo para os próximos tempos


Segundo o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (I.I.E.E.) no seu relatório anual publicado no dia 12/09/2007, o terrorismo islâmico (particularmente a Al-Qaeda) e o aquecimento global, representam as principais ameaças com que o mundo será confrontado em 2008.

Depois de ler a notícia surgiram três questões que achei importante para reflexão.
1. O I.I.E.E. definiu terrorismo islâmico e aquecimento global como principais ameaças para o futuro. Eu penso que dentre outras esta faltando uma impossível de esconder. O fosso cada vez maior entre os ricos e pobres, isto é, os ricos estão cada vez mais ricos e os pobres mais pobres. Apesar de se falar constantemente na distribuição equitativa da riqueza, a humanidade tem se mostrando incapaz de fazer esta repartição equitativa. Penso que nem preciso perder tempo escrevendo aquela ladainha que todos conhecemos de cor e salteado sobre as consequências nefastas e negativas dessa má distribuição da riqueza a nível mundial.

2. A segunda questão, e que poderá ser polémica porque acredito que muitos irão discordar comigo esta relacionada com a ideia do terrorismo islâmico (particularmente Al-Qaeda) como ameaça mundial para o futuro. Para o futuro de quem? Futuro dos Estados Unidos da América (E.U.A.) e meia dúzia de seus aliados? A não ser que o pensamento esteja organizado na lógica do silogismo:
E.U.A. e meia dúzia de seus aliados controlam o mundo e por isso se acham donos dele;
Terrorismo islâmico (Al-Qaeda)é uma ameaça constante aos E.U.A. e seus aliados (não esqueçamos, meia dúzia deles);
Logo, terrorismo islâmico é uma ameaça ao mundo.
Será?
Que eu saiba, cada vez que a Al-Qaeda e Osama Bin Laden aparecem nos órgãos de comunicação é para ameaçar os E.U.A. mesmo quando se referem ao ocidente acabam caindo sempre nos E.U.A.
Quem deve então pôr-se a paus?

3. Por fim, quando olho para as principais causas de ameaça no futuro, todas tem a particularidade de serem causadas pelo homem. É caso para dizermos que o homem é lobo do homem. E a reversão do quadro depende do próprio homem. Há vontade para tal? É outra discussão que já tem barbas brancas.

Estou de olho...

Sem comentários: